PERGUNTE O QUE QUISER QUE EU RESPONDO!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VOCÊ TEM POR HÁBITO DAR 10% DE GORJETA EM BARES E RESTAURANTES? QUAL O SEU CRITÉRIO?

Abusos na gorjeta causam discórdia em restaurantes

Os clientes se irritam com cobranças de até 13%

Jorge Lourenço
Um bom programa pode acabar em irritação quando a taxa de serviço, que destina 10% para os garçons e cozinheiros, é cobrada de forma abusiva. A nova onda nos restaurantes da cidade é fixá-la em 12%, ou até 13%, sem aviso prévio ao cliente. Opcional, a cobrança da gorjeta deve estar bem sinalizada no cardápio e não pode ser inserida na conta. Cabe ao cliente, no entanto, o constrangimento de contestar a cobrança que achar indevida ou abusiva. 
– Muita gente paga porque tem vergonha de reclamar. Acho um abuso esse aumento – reclama a psicóloga Amanda Carvalho, que se surpreendeu com a cobrança de 13% no restaurante japonês Manekineko.
Alguns vão mais longe e cobram o serviço até para quem é atendido no balcão, justificando que a qualidade do atendimento é a mesma.

EU COMENTO: EM 80% DAS CASAS QUE JÁ FREQUENTEI, E CLARO, NÃO FREQUENTO MAIS, EU NÃO TIVE O MENOR CONSTRANGIMENTO EM NÃO DAR A GORJETA! O SEVIÇO FOI PÉSSIMO! MAS COMO NOSSO POVINHO BUNDÃO VIVE DE APARÊNCIA, CONTINUA PREMIANDO MAUS PROFISSIONAIS, QUE NUNCA VÃO SE ESFORÇAR PARA MELHORAR! ACHO BOM TOMARMOS CUIDADO, POIS NÃO DEMORA MUITO E UM LOBY DE DONOS DE RESTAURANTES E UM BOM POLITICO CORRUPTO PODE TRANFORMAR ISSO EM LEI! KKKKKKKKKKKKK

2 comentários:

  1. boa tarde a todos, sou garçon a 19 anos na minha cidade as pessoas não tem esse costume de dar gorjeta nem as empresas cobram 10% por isso digo que, o que ganhei gorjeta até foi por merecimento e não por obrigação.e digo que se virar lei ai sim não teremos mais os verdadeiro proficionais neste ramo... sou sidnei trabalho em um bar restaurante em são bento do sul SC

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua postura Sidnei, tenho certeza que a vc eu daria os 10%!

    ResponderExcluir

AMIGUINHA... AMIGUINHO... SOLTA A LENHA... PÕE A BOCA NO TROMBONE... ARREBENTA... AHHHHHH E CARREGA A TUA CRUZ, QUE A MINHA É DE ISOPOR!